- FODMAPS

Oligosacarídeos alimentares fermentáveis, Dissacarídeos, Monosacarídeos e Polióis (FODMAPs) e Doenças Dastrointestinais


Nutrition in Clinical Practice  

Vol 33 Agosto 2018

Autor: Nimish Vakil     

 Resumo:

        
O termo FODMAP é um acrônimo para designar os oligossacarídeos fermentáveis, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis.
A intervenção dietética sobre os FODMAPs demonstrou ter efeitos significativos na fisiologia do trato gastrintestinal, melhorando os sintomas de dor abdominal, distensão e plenitude abdominal  em pacientes portadores da síndrome do intestino irritável.
A retirada  e a reintrodução programadas  dos  FODMAPs , com a supervisão de  um nutricionista, é a maneira mais adequada  para realizar a intervenção dietética com FODMAP na síndrome do intestino irritável.
Os FODMAPs também estão presentes em fórmulas de alimentação enteral e podem exercer um papel na diarreia e na distensão abdominal em pacientes recebendo nutrição por sonda.
Novas áreas para pesquisa incluem os efeitos da intervenção dietética de FODMAPs sobre o microbioma, sobre a absorção de micronutrientes e sobre a ingestão calórica.
Uma área que se abre para pesquisas clinicas é a intervenção dietética sobre os FODMAPs em  outros distúrbios gastrointestinais.

- Sobre o livro




PROTOCOLOS DE SUPORTE NUTRICIONAL PARENTERAL E ENTERAL


Pedro Paulo Guerra



Disponível na Amazon.com.br

Este livro, em sua   edição de 2018 no formato de eBook, que pode ser baixado para smartphones, tablets e notebooks, foi escrito para os médicos, nutricionistas e enfermeiros, (principalmente os não especialistas em terapia nutricional)  como também para os estudantes de medicina, nutrição e enfermagem visto ser uma fonte  de informação concisa, objetiva e muito útil no momento de identificar o desnutrido, iniciar e acompanhar a terapia nutricional mais adequada para cada paciente.
Elaborado sob a forma de perguntas e respostas e com mais de 600 páginas, o livro contém um resumo do quadro clínico e os elementos necessários para o diagnóstico das patologias abordadas , detalhando em cada uma delas as indicações , quando iniciar e como realizar a terapia nutricional. 

Está dividido em 7 partes:                                                               

            

- Capítulo 1.


Desnutrição Definição e Classificação.


Este capítulo não só contém a definição e classificação da desnutrição como também revela com que frequência ela ocorre, mostrando a percentagem de pacientes hospitalizados que apresentam desnutrição , não só aqui no Brasil como também em vários outros países. 

No que se refere à definição da desnutrição, partindo de uma definição abrangente e com pouco conteúdo prático....

“Desnutrição é o desequilíbrio entre o suprimento e o consumo da energia e dos nutrientes necessários para garantir o crescimento, a reparação e a manutenção das funções especificas do organismo humano.”

..... o capítulo mostra  como a definição modificou-se ao longo do tempo para acomodar os novos conhecimentos  que foram adquiridos sobre a doença.

 Em 1981 foram acrescentadas informações sobre o quadro clínico e parâmetros úteis para o diagnóstico.

"Desnutrição é um estado mórbido secundário a uma deficiência ou excesso, relativo ou absoluto, de um ou mais nutrientes essenciais, que se manifesta clinicamente ou é detectado por meio de testes bioquímicos, antropométricos, topográficos ou fisiológicos."

A influência maléfica exercida pela desnutrição na evolução das diversas patologias foi realçada na definição divulgada pela ESPEN em 2006:

- Objetivos

Sobre o livro


Esta seção do blog tem como objetivo divulgar o conteúdo do eBook "Protocolos de Suporte Nutricional Parenteral e Enteral".

Contém  informações e comentários sobre o conteúdo de cada capítulo de livro, com destaque para os tópicos mais relevantes, não sendo  uma transcrição do texto nem a divulgação de um resumo dos capítulos.

Obs: As normas da Amazon referentes à publicidade de eBooks Kindle  permitem apenas a transcrição de até 10% do conteúdo do livro.