O relatório publicado pelo grupo "GLIM" inclui os seguintes detalhes referentes aos 3 passos propostos para diagnóstico da desnutrição.
Observações:
- Ainda não há consenso sobre qual método recomendar para realizar a medida da massa muscular na prática clinica diária.
- Sabidamente os métodos atualmente diponíveis para a quantificação da massa muscular (Absorciometria de Rx de dupla energia, Bioimpedância, Ultra-sonografia, Tomografia computadorizada ou Ressonância magnética) não estão amplamente disponíveis em todos os ambientes em que ha necessidade de avaliação nutricional.
- A alternativa para a medida da massa muscular na prática clínica, é o exame clínico e as medidas antropométricas do braço, (circunferência do braço, circunferência muscular do braço, área muscular do braço), das panturrilhas e da força de preensão palmar.
- O "GLIM" recomenda que medida da força de preensão palmar (FPP) deva ser utilizada como um método auxiliar na avaliação muscular visto que a alteração na função é sempre mais intensa do que a alteração na massa da musculatura.
- Em situações em que a massa muscular não pode ser prontamente avaliada, a diminuição da força de preensão palmar pode ser interpretada como refletindo a perda de massa muscular
Nenhum comentário:
Postar um comentário