Pré-habilitação - 2



Efeitos da pré-habilitação nutricional, com e sem exercícios, sobre os resultados de pacientes que se submetem à cirurgia colorretal: revisão sistemática e meta-análise.


Autores: Gillis C, Buhler K, Bresee L, Carli F, Gramlich L, Culos-Reed N, Sajobi TT, Fenton TR.
University of Calgary, Calgary, Alberta, Canada
Gastroenterology. 2018 Ago; 155 (2): 391-410.e4.


HISTÓRICO E OBJETIVOS:
Embora tenham sido publicadas metanálises dos efeitos da pré-habilitação como um todo em pacientes submetidos à cirurgia colorretal, pouco se sabe sobre os efeitos da nutrição sozinha (suplementos nutricionais orais com e sem orientação nutricional) em comparação da pré-habilitação multimodal (suplementos nutricionais orais com e sem orientação nutricional combinada com exercícios físicos) sobre os resultados clínicos e funcionais obtidos após a cirurgia.
Realizamos uma revisão sistemática e meta-análise com objetivo de determinar os efeitos da nutrição sozinha, ou da nutrição combinada com exercícios físicos (pré-habilitação multimodal) em comparação com nenhuma pré-habilitação (controle), sobre os resultados obtidos nos pacientes submetidos à ressecção colorretal.

MÉTODOS:
Pesquisamos o Medline, o EMBASE, o CINAHL, o CENTRAL e o ProQuest em busca de estudos controlados, de coorte e randomizados, de adultos aguardando cirurgia colorretal, que receberam pelo menos 7 dias de nutrição com ou sem exercício físico.
O desfecho primário foi o tempo de internação hospitalar; o desfecho secundário foi a recuperação da capacidade funcional com base nos resultados do teste de caminhada de 6 minutos.

RESULTADOS:
Foram identificados 9 estudos (5 estudos randomizados controlados e 4 estudos de coorte) compostos por 914 pacientes submetidos à cirurgia colorretal (438 receberam a pré-habilitação e 476 serviram como controles).
  • A realização de qualquer pré-habilitação diminuiu significativamente o tempo de permanência no hospital em comparação com os controles (diferença média ponderada de tempo de internação = -2,2 dias; intervalo de confiança de 95% = -3,5 a -0,9).
  • Apenas 3 estudos relataram resultados funcionais, mas não puderam ser agrupados devido à heterogeneidade metodológica.
  • Nos estudos individuais, a pré-habilitação multimodal melhorou significativamente os resultados do teste de caminhada de 6 minutos realizado 4 e 8 semanas após a cirurgia em comparação com o obtido sem pré-habilitação. Os 4 estudos observacionais apresentaram um alto risco de viés.


CONCLUSÕES:
Nesta revisão sistemática e meta-análise, concluímos que a pré-habilitação nutricional sozinha ou combinada com um programa de exercícios físicos, diminuiu significativamente o tempo de internação hospitalar (diminuição de 2 dias),  em pacientes submetidos à cirurgia colorretal.
Existem algumas evidências de que a pré-habilitação multimodal acelerou o retorno à capacidade funcional pré-cirúrgica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário