Vit D e lesão por pressão


Associação entre os níveis de Vit D e o desenvolvimento de lesões por pressão adquiridas na terapia intensiva.



Autores: Otero TMN, Canales C,  Yeh DD,  Elsayes A,  Belcher DM, Quraishi SA.
Massachusetts General Hospital, Boston, Massachusetts.
Nutr Clin Pract. 2018 Aug 13. doi: 10.1002/ncp.10184. [Epub ahead of print]


Introdução:
As lesões por pressão adquiridas no hospital (LP) tipicamente surgem durante ou após uma doença crítica devido à imobilidade do paciente e à perfusão sanguínea inadequada.
A vit D ajuda  manter a integridade das células epiteliais, particularmente em locais como a pele.
Ainda não está claro se o nível de Vit D é um fator de risco modificável para o surgimento de LP em pacientes criticamente enfermos.
O nosso objetivo foi investigar a relação entre os níveis de 25-hidroxivitamina D (25-OHD), no momento da admissão, com o desenvolvimento de LP em uma unidade de terapia intensiva cirúrgica (UTI)

Métodos:
Foi realizado um estudo de coorte, retrospectivo, dos pacientes admitidos em unidades de terapia intensiva cirúrgica em um grande hospital de ensino, em Boston, Massachusetts.
Para investigar a associação dos níveis de 25-OHD com subsequente desenvolvimento de LP, realizamos uma análise de regressão logística controlada para o IMC, para o Nutric Score, para o tempo de permanência na UTI e para o déficit calórico ou proteico cumulativo no período da UTI.

Resultados:
Um total de 402 pacientes compôs a nossa coorte analítica.
  • Cada aumento em 1 unidade  no nível de 25O-HD estava ligado  a uma diminuição de 11% na chance de desenvolver LP (OR = 0,89, IC 95% 0,84-0.95).
  • Quando o nível de Vit D foi dicotomizado, as chances de desenvolver LP nos pacientes com níveis de 25O-HD < 20 ng / ml eram mais de 2 vezes maiores (OR 2,51; IC 95% 1,065.97) em comparação com os portadores de níveis de 25O-HD > 20 ng / ml.

Conclusão:
Em nossa coorte de pacientes cirúrgicos da terapia intensiva, os níveis baixos de Vit D no momento da admissão na UTI estavam ligados ao desenvolvimento subsequente de LP.
São necessários ensaios randomizados e controlados para saber se a otimização dos níveis de 25-OHD na UTI pode reduzir a incidência de  LP e melhorar outros aspectos clínicos relevantes na evolução dos pacientes críticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário